terça-feira, 17 de março de 2009

Vida saudável previne 12 tipos de tumor


O estudo que comprova a afirmativa foi realizado no Brasil, Estados Unidos, China e Grã-Bretanha.
Alimentar-se com base em uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos pode prevenir até 12 tipos de câncer, segundo um estudo do Fundo Mundial de Pesquisas sobre o Câncer divulgado nesta quarta-feira. A pesquisa, feita em parceria com o com Instituto Americano para a Pesquisa do Câncer, analisou 7.000 estudos sobre a incidência de tumores de mama, esôfago, rim, vesícula, pâncreas, fígado, próstata, endométrio, cólon, pulmão, laringe e faringe. Os pesquisadores descobriram que pessoas com hábitos saudáveis estão menos sujeitas à incidência desses tipos de tumor.

O estudo foi realizado no Brasil, Estados Unidos, China e Grã-Bretanha. Os cientistas verificaram que, no Brasil, pelo menos 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados. Para tumores de boca, faringe e laringe, o índice chega a 63%.

Na avaliação do médico Fábio de Oliveira Ferreira, cirurgião oncologista do Hospital A.C. Camargo - um dos principais centros de estudo sobre o câncer no país - convencer a população a adotar um estilo de vida saudável para prevenir doenças é uma tarefa árdua porque os efeitos advindos com a mudança custam a aparecer. "Se eu alterar meu comportamento hoje, passando a fazer exercícios e a comer corretamente, o reflexo disso em termos de diminuição de risco para o câncer aparecerá dentro de 10 ou 15 anos", diz o especialista.

Inca

A relação entre alimentação equilibrada e prevenção do câncer é tão estreita que o Instituto Nacional do Câncer (Inca) criou um departamento específico para explorar o tema já em 2007, o setor de Alimentação, Nutrição e Câncer.

"Está claro para muitas pessoas que o padrão alimentar interfere nas doenças cardiovasculares e na diabete, mas em relação ao câncer isso encontra certa resistência cultural. De fato, faz parte da prevenção alterar hábitos já consolidados em muita gente, como abusar do álcool e do churrasco", explica o nutricionista Fábio Gomes, analista de programas para controle do câncer da instituição.

Segundo Gomes, a cervejinha do fim de semana pode ser ainda mais nefasta quando acompanhada pelo cigarro. "O abuso de álcool tem relação direta com tumores de boca, laringe e faringe. Ele torna a mucosa dessa região mais permeável, facilitando a penetração de agentes cancerígenos, como as toxinas do cigarro.

Uma dessas toxinas, o alcatrão, também está presente na fumaça do churrasco e acaba impregnando a carne", esclarece. "Um jeito de minimizar o problema é aumentar a ingestão de hortaliças e frutas, que são alimentos protetores. Sempre é possível acrescentar uma salada ao churrasco. É o teor da alimentação que determina se ela será fator de proteção ou de risco para o câncer", completa.

Um comentário:

Vânia Almeida disse...

Oi Luciana, encontrei seu blog por acaso quando vasculaha a net a procura de blogs sobre educação física. Poxa, aqui é muito legal viu, parabéns!
Sucesso pra você.
Vânia Almeida
http://cuidandodocorpo.blogspot.com/