quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Descobertos 3 indicadores de doenças cardíacas piores do que colesterol alto



Fonte: Diário da Saúde


Cientistas da Universidade de Warwick, na Inglaterra, identificaram uma combinação particular de problemas de saúde que pode dobrar o risco de um ataque cardíaco e aumentar em três vezes o risco de mortalidade. A equipe, liderada pelo Dr. Oscar Franco, descobriu que ter, simultaneamente, obesidade, pressão alta e altos níveis de açúcar no sangue representa a combinação mais perigosa de todos os fatores de saúde para o desenvolvimento de síndromes metabólicas.

Síndrome metabólica

A síndrome metabólica é uma combinação de desordens médicas que aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. Os cinco principais problemas de saúde normalmente associados com a síndrome metabólica são :


  • níveis anormais de pressão sanguínea;

  • colesterol alto;

  • altos níveis de triglicérides (a forma química da gordura no corpo);

  • muito açúcar no sangue e

  • obesidade central (excesso de gordura ao redor da cintura). Pior combinação possível

Neste novo estudo, publicado no jornal Circulation, o Dr. Franco e seus colegas descobriram que obesidade, pressão alta (hipertensão) e altos níveis de açúcar no sangue representam a combinação mais perigosa dentre esses fatores. Pessoas que têm todos esses três fatores têm o dobro de chance de ter um ataque cardíaco e um risco três vezes maior de morrer mais cedo do que a população em geral. Os cientistas acompanharam 3.078 pessoas para monitorar a prevalência e o progresso da síndrome metabólica.


"A síndrome metabólica é uma condição de grande incidência e que cada vez afeta uma parcela maior da população de meia-idade. Nem todos os indivíduos entram na síndrome com uma combinação idêntica de fatores. Determinadas combinações oferecem maiores riscos de mortalidade e da incidência de doenças cardiovasculares," afirma o Dr. Franco."São necessários esforços intensos para identificar as pessoas com essa combinação em particular e oferecer-lhes um tratamento adequado nos estágios iniciais da doença," conclui o médico.

Um comentário:

Gerente de Relacionamento disse...

Oie Luciana! Sou Luciana Moreira do portal Banco de Saúde, gostaria de agradecer o seu apoio ao movimento Espalhe Uma Vida Melhor. É muito importante poder contar com a participação de pessoas que buscam levar uma vida melhor.
Gostaria de agradecer também a sua participação nas Comunidades de Saúde.
O seu blog já se encontra na página do movimento Espalhe Uma Vida Melhor.
Depois dê uma olhadinha:
http://www.bancodesaude.com.br/espalhe-uma-vida-melhor

Um grande abraço.

Luciana Moreira
Banco de Saúde